A ARTE DE LUTAR COM AS MÃOS VAZIAS

LEMA DO KARATE-DO PARA AVIDA

Karatê-Do é adquirido ao mestre e ao praticante um conjunto de virtudes, como um dos seus principais ensinamentos, antes de qualquer coisa, desenvolver a Temperança, determinação e Coragem em todos aspectos da sua vida, encontrar seu dom é a missão, repleta de ensinamentos que cada dia se aprimora conforme a prática. Para isso ocorrer buscamos passos, chaves no caminho do autoconhecimento físico, astral e espiritual. Primeiramente, cuidamos do nosso corpo físico, o corpo é um veículo para evolução do espírito.

Aprendemos a respeitar e vivenciar nossas emoções e comportamentos, conciliando com os cuidados do nosso corpo emocional, este está em uma transformação constante, reage a toda e qualquer informação, instinto, emoção e sensação. Também precisamos cuidar do nosso corpo mental, ele é o instrumento que reage ao pensamento do EU, e do próprio espírito. Nele estão centralizados todos os sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato). Eles dependem unicamente de você. Chegamos também no nosso corpo mental, é a projeção da consciência, tendo como ativação um bom sono, relaxamento, e principalmente meditação profunda para que assim haja, os processos de cura, é possível através do mental superior acessar conhecimentos que para outros é inalcançável, basicamente se conectar e conhecer o mundo espiritual. Quando buscamos nosso EU interno, também encontramos nele nosso DEUS interno, o seu íntimo e o praticante está todos os dias mantendo sua iluminação para buscar uma mente pura, distante de todo egoísmo e maldade, se afastando das provocações e se gozando de pensamentos positivos. Aplicar para si próprio a relação entre corpo e espírito no desenvolvimento humano, saber usar suas habilidades antes e depois, é um verdadeiro privilégio ter essa sensibilidade, usufruir de uma consciência elevada tanto física quanto mental, o poder do autocontrole, e autoconhecimento. Entretanto, sempre alerta e pronto para reagir com racionalidade em todos percalços que encontrar em seu caminho. Afastando-se de pensamentos que possam fazer seu corpo e alma difundir, inferiorizar sua conduta e postura.

A mídia, através de blasfêmias sensacionalistas reporta a arte marcial de forma violenta, onde seu corpo, suas mãos, cotovelos e joelhos se tornam armas poderosíssimas, não deixam de ser, entretanto, esquecem que para ser um bom mestre é necessário ser um bom aluno, é preciso utilizar conjuntos filosóficos e espirituais que proporcionam ferramentas, chaves morais para buscar o equilíbrio pessoal e aprimorar a consolidação moral do praticante. A prática do Karatê vai muito além que socos e chutes. Segundo Theodore Roosevelt: “O vigor físico é bom, o vigor intelectual é melhor ainda, mas, muito acima de ambos, está o vigor do caráter”. Dessa forma, com um mestre altamente qualificado, ético e espiritualizado o praticante alcança poderes valiosos, frutos que serão colhidos diariamente com meditação e bom uso de suas habilidades em toda sua vida, em cada detalhe dela. Utilizando vigores, objetivos, e sendo responsável com todo ensinamento que lhe foi alcançado. Seguimos os 5 lemas do Karatê: DOJOKUN

Ordenamos primeiramente o Vigor do caráter: HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURO KOTO. É o esforço para essa transformação, sendo um dos maiores objetivos do Karatê-Do, aprimorar e aperfeiçoar o caráter, treinando rigorosamente a disciplina da mente e do corpo. Um exemplo desse treinamento é quando os atletas se cumprimentam com a expressão “OSS” que tem o significado de resistência, aptidão, perseverança, significados que são qualidades que todo ser humano procura no caminho de sua formação física, mental e espiritual. Qualidades, essas, que são fundamentais para ter a sabedoria necessária para combater os percalços da vida. Um verdadeiro Karateca não pode deludir-se com comicidades, deve estar sempre preparado a desenvolver índole e a resistência para a prática do Karatê na vida pessoal e profissional.

Fidelidade ao verdadeiro caminho da razão: HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO. No mundo atual em que vivemos, o homem é sede de poder pessoal, assim os verdadeiros iniciados deverão colocar em prática constantemente todos os seus conhecimentos, mostrando a luz, o justo e o verdadeiro caminho da razão, da harmonia, da tolerância, da sinceridade e da educação para o bem da sociedade, do Karatê-Do e de todos os povos. A autenticidade é um grau de iniciação inexplicável para aqueles que não seguem o percurso para a essência do verdadeiro sentimento, obstinado a identificar esses sentimentos de sinceridade e sempre colocá-lo em motivações enriquecedoras a nossa vida. Colhendo e plantando os frutos de boas amizades, valor a família e gratidão as sementes que foram plantadas e a terra que foi bem cuidada durante esse trajeto.


Criar o intuito de esforço: HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO.

No Karatê Do, aprende-se a lidar na vida com calma, clareza e concentração, porém com firmeza e determinação, pronto para qualquer circunstância, a ponto de captar qualquer sinal que a ele a cerca, até mesmo com o piscar dos olhos e é nisto que consiste o espírito de esforço. Não no esgotamento da força, mas, no estágio mais desenvolvido de nosso espírito, na sua conservação e na geração de serenidade e de tranquilidade. É primordial que exista a harmonia entre corpo, alma e espírito, conectados ao treinamento diário, dando origem a essência do ser humano verdadeiramente íntegro, dando chaves a denominação pessoal, empenho e metas alcançadas em qualquer lugar na sua vida, e não só apenas no Dojo.

Respeito acima de tudo: HITOTSU REIGI O OMONZURU O Karatê-Do começa e termina com cortesia. O respeito deve ser uma atitude contínua do estudante do Karatê-Do. Desde o cumprimento dos lutadores no início e final de uma luta, até as regras de etiqueta e convivência social. As boas maneiras são o melhor exemplo para todos, nenhuma palavra vale mais do que boas atitudes e gestos gentis. O praticante deve manter o mesmo padrão de comportamento dentro e fora do Dojo. Adiantaria alguém respeitar de boa vontade seu professor de Karatê-Do mas ignorar completamente em seu lar, as palavras de seus pais? Quando não respeitamos o próximo, desrespeitamos a si próprio, nosso próprio corpo, alma e espírito, portanto, devemos conservar respeito por nós. Como por exemplo, evitando maus hábitos, ambientes, conteúdos como livros, filmes que não agregam na nossa evolução pessoal, mental e espiritual, na nossa projeção da boa vontade, que é nada mais, nada menos que uma virtude em evolução constante, aperfeiçoada com os treinamentos passados de mestre a aluno. Ultrapassando as barreiras, apresentando resultados da personalidade, paz social, de todas cores, sexo, idade, preferência religiosa, entre outros.

Conter o espírito de agressão: HITOTSU KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO.

Quando se diz: “Conter”, afirma-se que o homem é capaz de mudar os padrões de pensamentos agressivos em pensamentos de respeito e equilíbrio. A prática do Karatê-Do vai aos poucos, modificando os padrões de pensamentos e substituindo os pensamentos de agressão por pensamentos de harmonia. No Karatê-Do, aprende-se a lidar na vida com calma, porém com firmeza, e é nisto que consiste o espírito de esforço, não no esgotamento da força, mas, no estágio mais desenvolvido de nosso espírito, na sua conservação e na geração de serenidade e de tranquilidade. Onde há esforços, não há violência. Este esforço pode ser traduzido na sentença de Funakoshi: “Nós não aprendemos para lutar, nós lutamos, isto é, nos esforçamos, para aprender”. O espírito de esforço é a força do espírito. O intuito de esforço e persistência nos mostra que tudo é possível. Você precisa acreditar que, se outros podem, você também pode. Todos podemos, se você tem um sonho, não importa o tamanho dele, ele pode ser alcançado.

Precisamos nos esforçar da maneira correta e persistir muito, a ponto de nunca desistir diante dos obstáculos. Quantas vezes você precisou executar um kata até estar pronto para o Exame de Faixa? A principal diferença entre as pessoas de sucesso e as que sempre fracassam está na persistência, o sucesso não ocorre por acaso, existem razões bem mais sólidas do que a sorte para realizarmos os nossos sonhos e o grande segredo é sabermos exatamente “aquilo” que desejamos, então definimos metas e objetivos a serem executados; definimos um plano de ação.

Sou grato pela oportunidade de dar este depoimento e poder comprovar e expressar a importância da prática do verdadeiro Karatê-Do como ferramenta de transformação social, superação, disciplina, persistência que é conseguido somente pela árdua prática de dezenas de anos de treino.

Fonte livro Karate-Do

Adquira via WhatsApp 11-985294222 #karatedo_artemarcial_altorendimento

Oss. Professor Roque Cortes Pereira



161 visualizações0 comentário