Fomento ao esporte como forma de inclusão social é pauta de reunião com Aldo Demarchi



Nesta segunda-feira, dia 1º de agosto, o deputado estadual Aldo Demarchi recebeu o presidente do Instituto Nacional para o Desenvolvimento dos Municípios, Edson Onishi, e o presidente da Fundação Clóvis Beviláqua (FunClob) e também presidente do Instituto Conservador do Brasil, Roque Cortes Pereira. O tema da reunião foi à busca por mecanismos em prol da melhoria de vida da população. E, o esporte como ferramenta de inclusão social é uma das diversas áreas abarcadas pelas Lojas Macônicas e por estas entidades, bem como bandeira do deputado Aldo Demarchi.

A história do deputado Aldo Demarchi com o esporte remonta do Clube de Campo de Rio Claro. E não parou por aí. Sempre preocupado com o futuro dos jovens das comunidades, Aldo contribui ativamente também, para a prática esportiva. Colabora, fomentando entidades sem fins lucrativos que levam o esporte às comunidades de Rio Claro e outras regiões. Foi por quatro vezes presidente do Clube de Campo.

Já na Associação Esportiva Velo Clube Rioclarense, fundada em agosto de 1910, o deputado Aldo Demarchi, além de ter sido goleiro, interveio para que o time não perdesse seu estádio que estava prestes a ser leiloado. Graças a esta intervenção, o terreno foi desapropriado e continuou nas mãos de quem deveria está, dos rioclarenses, preservando assim a história local.

A fase moderna do basquete de Rio Claro começa 40 anos atrás quando o deputado Aldo Demarchi era o presidente do Clube de Campo de Rio Claro Foi quando o basquete da cidade começou a participar do Campeonato Paulista, foi se fortalecendo e ganhou muitos títulos. O Clube de Campo, que oferece diversas modalidades esportivas, acaba de completar 60 anos.

Na virada do século, a A.B.C.D Bandeirantes (Associação Beneficente Cultural Desportiva Bandeirantes Rio Claro ) foi reativada. Então, a vaga de basquete de Rio Claro passou a ser da ABCD, que é a mantenedora.

Atualmente, o deputado Aldo Demarchi é presidente ABCD, entidade sem fins lucrativos de Rio Claro, fundada há 90 anos. O basquete de Rio Claro é mantido em parceria com a Prefeitura, na pessoa do prefeito Gustavo Perissinotto, e da iniciativa privada, preservando a tradição de Rio Claro nessa modalidade esportiva. O clube de Campo de Rio Claro tem um convênio para a categoria de base do basquete da ABCD.


Apresentação da equipe de Rio Claro, que estreou no último dia 31 no Campeonato Paulista de Basquete contra o Paulistano no Ginásio Felipão


Os treinamentos ocorrem no Ginásio Esporte Felipe Karam numa superestrutura. Rio Claro é pentacampeão Paulista, tricampeão Brasileiro, ganhou os Jogos Abertos, agora tem foco no basquete profissional, com diversos patrocinadores, por intermédio do ABCD Bandeirantes.

“O ABCD Bandeirantes tem uma diretoria, vida própria, nos mesmos moldes de uma ONG, e está filiado à Federação Paulista e Liga Nacional de Basquete, sendo um parceiro da prefeitura de Rio Claro, que cede o ginásio com as exigências das competições através da Secretaria de Esportes”, diz o deputado.

Aldo intermedia e contribui também, por meio das lojas maçônicas, com vários programas de esportes. Sempre focado em atender às necessidades das entidades sérias, pois acredita que bem direcionado o dinheiro público se multiplica e transforma vidas.

Já a FUNCLOB – Fundação Clóvis Beviláqua, fundada em 26 de março de 2004, que tem como presidente o professor Roque Cortes Pereira, é uma entidade formatada como pessoa coletiva de direito privado, dotada de personalidade jurídica e sem fins lucrativos, com atuação Nacional e matriz na Cidade de São Paulo. Seu projeto de expansão Nacional se encontra a pleno vapor tendo como metas parcerias público-privadas como uma de suas principais prioridades. Possui caráter de bem social no atendimento à população carente do Estado de São Paulo, e uma acelerada expansão no âmbito Nacional. É parceira e braço social da FADESP – Federação Nacional dos Advogados, Estagiários e Bacharéis, com objetivo principal, criar e manter arquivos e publicações sobre legislações vigentes; incentivar a produção de trabalhos científicos nas mais diversas áreas, dando suporte a entidades de classe; realização de simpósios, cursos, seminários e promoções similares sobre o processo legislativo, dentre inúmeros outros.

​ A FUNCLOB atua ainda nas áreas de pesquisas, concursos, estudos, ciência política, econômica e social, dando ênfase em projetar as áreas da Educação e Cultura assim como Esportes e Artes Marciais como importantes ferramentas para a inserção social, a formação de cidadãos idôneos defensores da moral e cívica e dos valores patrióticos. Atende às instituições de uma forma em geral, nas áreas da educação e esporte, no apoio às políticas públicas. “​Vamos abrir projetos mais esportivos que dentro de três anos vão atender cerca de 10 mil jovens e crianças, de 7 a19 anos”, informa o presidente da FunClob, Roque Cortes Pereira.

12 visualizações0 comentário